...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hora Zero- Agatha Christie


Hora Zero (Towards Zero)
Agatha Christie, 1944.
Edição 1 da L&PM Pocket, março de 2011.
Tradução: Joice Elias Costa

Parafraseando o New York Times:

"Agatha Christie superou a si mesma."

Resumo da L&PM Pocket:

"Qual é a conexão entre uma fracassada tentativa de suicídio, uma injusta acusação de roubo contra uma estudante e a vida romântica de um famoso jogador de tênis? Para o observador comum, aparentemente nenhuma. Mas um encontro familiar em Gull's Point, a casa de veraneio de uma viúva, traz antigos ressentimentos à tona e provoca um desfecho dramático. É aí que entra em cena o superintendente Battle, o astuto oficial da Scotland Yard que casualmente passava as férias nas proximidades.
Hora Zero marca a última aparição de Battle nos romances de Agatha Christie, que reservou para ele uma despedida triunfante."

Agatha conseguiu alinhavar histórias de uma maneira genial, muitíssimo bem arquitetada. A princípio, o leitor fica sem saber ao certo qual o significado de tantas histórias separadas. Por vezes, tem que voltar alguns capítulos e verificar quem era aquela pessoa mesmo? O que aconteceu com ela? Fato é que tudo se encaixa perfeitamente e nenhum fio fica de fora da teia que ela teceu brilhantemente!

A descrição dos personagens e os detalhes de suas ações faz com que o leitor se empolgue em desvendar o mistério... e ainda assim se surpreender com um final inusitado, mas muito plausível.

Sem dúvida um dos meus livros preferidos de Agatha.
RECOMENDO!

***

Nenhum comentário: