...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fôra ou fora? 1º Da série: "Não morra ignorante"

Acabei de criar outra "série" para o blog: "Não morra ignorante".

Imbuída do mesmo sentimento que motivou Sócrates a dizer "Só sei que nada sei", cheguei à conclusão de que, apesar de estudar a língua portuguesa há 23 anos (no mínimo), todo dia me deparo com uma dúvida e surpresa. E não estou nem falando das mudança gramaticais da última reforma, pessoal!

Hoje precisei conjugar o verbo ir em uma petição. Debilmente digitei no "word":

"A sentença fôra prolatada..."

Péééééééééééém! (Sirene imaginária que ecoou na minha cabeça, quando o "Word", demasiadamente esperto, grifou o "fôra" de vermelho, sugerindo trocá-lo por "fora".

Pára tudo! (Pára ou para?)

"Esse programinha de computador é um desaforado"- pensei eu...

Depois me bateu a dúvida: será que a tal reforma mudou isso também? "Fôra" vai ficar como "fora"? Tipo o oposto daquilo que não está "dentro" (fora)... ou tipo aquele que você dá num cara chatíssimo que insiste em saber seu telefone (fora?)?

É. Eu me irrito com dúvidas e não consigo terminar algo sem elucidá-las.

Qual não foi minha surpresa, quando descobri que "fora" (sim, "fora"), do verbo ir, nunca teve acento! E eu nem posso culpar a reforma gramatical.

Achei no site da Folha um esculacho ao meu conhecimento gramatical da língua portuguesa:

"10º-) Prescinde-se igualmente de acento gráfico para distinguir paroxítonas homógrafas heterofónicas/heterofônicas do tipo de acerto (ê), substantivo e acerto (é), flexão de acertar; acordo (ô), substantivo, e acordo (ó), flexão de acordar; cerca (ê), substantivo, advérbio e elemento da locução prepositiva cerca de, e cerca (é), flexão de cercar; coro (ô), substantivo, e coro (ó), flexão de corar; deste (ê), contracção da preposição de com o demonstrativo este, e deste (é), flexão de dar; fora (ô), flexão de ser e ir, e fora (ó), advérbio, interjeição e substantivo; piloto (ô), substantivo e piloto (ó), flexão de pilotar; etc."


Depois, achei num outro site (bem mais simpático), Cursode portugues , a mesma explicação e alguns outros exemplos ilustrativos, que me atrevo a copiar abaixo.


Fiquei bem feliz em saber que eu não era única a achar que "fora" era "fôra"... ufa... =)


Vivendo e aprendendo, né?!



Fontes:


***

23 comentários:

Pedro Caldas disse...

Eu tive essa dúvida, só que com a impressão contraria, porque eu nunca vi fora escrito com acento circunflexo. Mas já elucidei o caso, obrigado.

Se quiser trocar links, é só mandar o pedido para o e-mail do blog. Beleza?

Eduardo Sanchez da Silva disse...

Salvou minha pele!

Carina Souza disse...

Mas Tarcila, continuo em dúvida pois queria usar fora na seguinte frase:
... garantir sua permanência como anteriormente fora pensada.E com acento o World gritou comigo, rsrsrsrs, por FAVOR ME AJUDE!
carina30.br@hotmail.com
Carina Souza

Anônimo disse...

péeeeem, na minha cabeça tb. e achei vc. obrigadão. bjão. forão(sic)...

Marisete Zanon disse...

Gostei muito! Sempre tenho algumas dúvidas. Salvou meu conto!!!

Anônimo disse...

Haha, aconteceu o mesmo comigo, quando vi o word grifar aquela palavrinha que sempre acreditei ter sido escrita com o tal "chapéu", corri para nosso professor de todas as horas, o Mestre Google!! Adorei a explanação, muito obrigada por elucidar tão bem essa questão!

SouZ disse...

Algumas palavras fazem com que o cérebro de 360 360 vezes...
Fora de questão não pensar antes de dizer se já fora... Abraços.

Dario Marinho disse...

Na minha humilde opinião, nós que achávamos que "fora" do verbo ir, fosse com o acento circunflexo. Na verdade, nós que gostamos de português, e temos essa ideia que "fora" do verbo ir sem esse acento, ficaria vazio. E nós sabemos que seria o ideal, pois o "^" dá outra conotação a palavra e o fonema também muda.
E pra não te deixar triste...
Antigamente o "fora" era escrito como FÔRA. Isso no século 19 aqui no Brasil. Mudou-se depois.

Ana Cláudia Marques disse...

Pois olhe, isto aconteceu comigo agora mesmo... E também fiquei na dúvida! Apesar de achar estranho entrei aqui e constatei que era isso mesmo, sem "^". Obrigada pela dica!

Anônimo disse...

Bem, sou advogado, e já vi juízes escreverem "fôra", fui redigir um texto e aconteceu a mesma coisa, o word me corrigiu, ao pesquisar percebi que é sem acento.

De qualquer forma, como não sei se quem vai ler sabe que o "fora" é sem o acento, podendo interpretar que usei "fora" no sentido de "do lado de fora", o que não encaixaria no texto, preferi substituir por outro termo.

vamos respeitar este idioma complicado.

Unknown disse...

Mesmo encontrando o que buscava continuei lendo, muito bom o seu texto. (e olha que estou atarefado)

Unknown disse...

Tbm fiquei em dúvida quando o word me corrigiu. Vim aqui pra ter certeza de q estava certo e depois voltar lá pra xingar o programa, mas pelo jeito estava errado... ¬_¬

Anônimo disse...

Muito bom. Fora a minha dúvida que não me deixou de fora desta boa explicação. Obrigado!

Unknown disse...

Eu não consigo aceitar a exclusão do "^" da palavra. Impossível número leitura rápida você ler "pôr" sem o acento correto e não entender "por" (meio de locomoção feito por alguém), sendo que o que virá depois poderá ser "pôr dentro" (de colocar) ou "por dentro" (de vir/ir por algum lugar.
Eu adorei a sua explicação, mas não excluirei o acento desta minha palavra, como não excluí o "'" de pára (parar)

Unknown disse...

Impossível numa ***

@mtv_tairolima disse...

Fiquei com dúvida também, mas analisando segunda à gramática, não existe nenhuma regra das paroxítonas, terminadas em "ra".

@mtv_tairolima disse...

segundo*

Carlos Mag disse...

Muito bom!!!

O engraçado é que a denúncia do Word e os primeiros passos foram exatamente os mesmos que dei.

Obrigado!

Unknown disse...

Obrigado pelo esclarecimento .

Unknown disse...

Ah, belíssimo texto .

Anônimo disse...

Muito bom o seu ponto de vista amigo...sem (^) a confusão vai acontecer:- Ele está fora da sua comarca... Ele fôra à sua comarca...

Unknown disse...

Ajudou-me muitooooo

Alan Suares disse...

Morrerei ignorante, mas com o espírito apaziguado por saber, no além vida, que esta dúvida não fora comigo para o túmulo... 😂😂😂😂😂