...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Adultérios - Woody Allen


Adultérios- Woody Allen-2003
Tradução de Cássia Sanon-

“Três deliciosas histórias que se passam em Nova York e arredores, nas quais contracenam sofisticados personagens, como apenas Woody Allen seria capaz de imaginar.” (Contra capa do livro, edição da LPM Pocket)


Foi a primeira vez que li uma obra do genial escritor, “frasista” e cineasta, Woody Allen, e devo confessar que adorei. Como já era uma fã de carteirinha de seus filmes, posso grantir que folhear as páginas do livro, é como assistir suas produções cinematográficas. Aquela comédia sutil, despretensiosa e inteligente, prendeu a minha atenção de tal forma que li a obra em dois dias (não é muito grande também).

A narrativa é boa, e os diálogos são os típicos “diálogos de Woody”, cheios de energia, concatenação de idéias rápidas e frenéticos. Parecia ouvir a narração em versão filmada.
O livro é composto de três contos e dividido em duas partes:

1- Bloqueio Criativo - que contém:

1.1 Riverside Drive – conto singelo sobre um homem querendo terminar o seu caso extra-conjugal e encontrando um lunático obsessivo a lhe dar sugestões. Jim, Lola, Fred e Bárbara são personagens verdadeiramente caricaturais.

1.2 Old Saybrook – este foi o meu preferido. Narra a história de casais que em meio a confraternizações descobrem os adultérios de seus cônjuges, recebem a visita de um casal que desconhecem, a loucura fica ainda maior e não posso falar mais, porque perde a graça...

2- Central Park West
Outra história louca “à lá Woody”, onde os personagens Phyllis, Sam, Carol, Howard e Juliet, se emaranham em uma teia muito complexa e engraçada, especialmente, do ponto de vista de que todos eles, psicanalista, advogado, dona de casa e editora de filme, ao mesmo tempo paciente na psicanalista, acabam criando confusões ainda maiores dentro da própria confusão de suas vidas.
A reação e personalidade de cada personagem é também muito bem elaborado por Woody, o que faz do conto uma ótima leitura também.

É isso.
Leitura recomendada!

4 comentários:

Anônimo disse...

Só li a metade de novo...

Só ganhou por que tô ligado que vc já leu aquela estória...
Hehehehe

Marcio Melo disse...

Rapz, eu ainda to engasgado com Agatha, e sem tempo para ler o que é pior.

Nosso clube da leitura vai rolar qdo? hahaha

Ramon Pinillos Prates disse...

Clube da leitura? Tenha medo!
Gosto dos filmes de Woody Allen, mas nunca me interessei em ler nenhum dos livros que ele escreveu.

Anônimo disse...

Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David