...

terça-feira, 15 de abril de 2008

Um conto de Natal - Charles Dickens


Um conto de Natal- Charles Dickens (1812-1870)
Título Original: A Christmas Carol
L&PM Pocket

Um conto de Natal é uma das mais famosas histórias ocidentais e sua singela genialidade foi inspiração de inúmeras peças de teatro, filmes e também desenho animado.
Dickens escreveu o conto, entre outubro e novembro de 1843, que foi publicado em capítulos no jornal de dezembro do mesmo ano. De acordo com relatos, o sucesso foi tamanho que as famílias se reuniam para ler em voz alta e acompanhar os capítulos.
A história narra o que no fundo não passa de uma boa lição de moral. O personagem principal, Scrooge, é um homem muito rico porém avarento, rabugento, insuportável, apenas apaixonado pelo lucro e também sozinho. Um belo dia, ele recebe a visita da alma penada de seu antigo sócio Marley, alertando-o sobre as conseqüências das atitudes terrenas na “vida após a morte”.
Marley lhe avisa da visita de três fantasmas (um em cada dia), os quais deveriam ser recepcionados pelo avarento personagem. O primeiro deles é o fantasma dos natais passados, o segundo o fantasma dos natais presentes e por fim, o fantasma dos natais futuros.
Em meio a toda a história, muita coisa se desenrola e o velho Scrooge acaba revendo atitudes de sua própria vida.
A história é, de fato, sensacional.

Scrooge inspirou o personagem de Walt Disney, em quadrinhos, que no Brasil é conhecido por Tio Patinhas, em inglês simplesmente “Uncle Scrooge”.

A história é um ótimo conto com lição de moral e bastante divertida, o que a torna excepcional.



Entre os filmes produzidos pela história de “Um conto de Natal”, destaca-se o original rodado em 1938, com Reginald Owen no papel do avarento Scooge e a outra versão de “Um conto de Natal”, com Patrick Stewart, Richard E. Grant, Joel Grey e Ian Mcneice, sob a direção de David Jones.




Indico tanto a leitura como os filmes! Diversão garantida e também bons momentos de reflexão.

4 comentários:

Ramon Pinillos Prates disse...

Tem um filme com Bill Murray baseado nesse conto que é bem legal chamado "Os fantasmas contra-atacam" de 1988. O nome em inglês é "Scrooged". Passava direto na sessão da tarde.

Tarcila disse...

Já vi esse filme também! Muuuito legal! Tava tentando lembrar o nome dele pra colocar no post, masnão consegui e postei assim mesmo.
Thanks!

Anônimo disse...

foda-se

eu disse...

foda-se