...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

POR QUE NÃO PEDIRAM A EVANS? (Agatha Cristhie)


POR QUE NÃO PEDIRAM A EVANS?
Título Original: “WHY DIDN’T THEY ASK EVANS?”
Autora: Agatha Cristhie, 1934.
Tradução de Maria Aparecida Moraes Rego.
Edição: Nova Fronteira L&pm pocket.

Talvez os poucos leitores do meu blog não saibam, e, portanto, tenho que declarar (antes que mal entendidos aconteçam): Apesar de Sherlock Holmes ser o detetive mais “famoso” no mundo, a minha paixão é mesmo pelos mistérios de Agatha Cristhie.

Lembro cada detalhe do priemeiro livro que li e depois desse, não consegui resistir a qualquer outro que me passou pelas mãos. Hercule Poirot para mim, é muito mais detetive do que Sherlock.

Não se assustem. Deixemos essa discussão para outro momento.

Em “Por que não pediram a Evans”, Agatha não usa Poirot como investigador. O mistério se desenrola tendo como protagonistas duas pessoas comuns, o que dá um toque mais fascinante (eu diria) ao livro.
Bobby Jones, rapaz simples e humilde do interior se vê envolvido em uma grande teia de mistérios, ao lado da sua amiga de infância (rica e madame) Frankie, ou Lady Frances Derwent.
A sinopse da LP&M é legal:
“Bobby Jones perde sua bola de golfe numa tacada de cima de um penhasco, mas o que ele encontra lá embaixo é um homem que aparentemente sofreu uma queda e cujas últimas palavras são “Por que não pediram a Evans?”. A única pista é a foto de uma carteira. Bobby, juntamente com sua amiga socialite Frances Derwent, vai interessar-se pelo mistério. E quando tentam envenenar sua cerveja, ele começa a suspeitar de que alguém acha que ele tem informações demais- embora o próprio não saiba que informações são essas.”
O livro é ótimo!

Tenho que destacar também as brilhantes “sacadas” de Agatha ao fazer citação à Conan Doyle (através de fala de Sherlock) e Shakespeare com Macbeth.
Leitura mais do que recomendada a todos!

3 comentários:

Ramon Pinillos Prates disse...

Vc é viciada nesse tipo de história hein!
ehehhehe

Unknown disse...

Se você também é viciada como eu pode ter a certeza de que é um ótimo vício. Eu simplesmente amo Agatha Christie. Os meus Livros favoritos são: O Segredo de Chimneys, Assassinato no Expresso do Oriente e Passageiro para Frankfurt. Se Você ainda não os leus leia-os são maravilhosos.

Ana Paula disse...

POR QUE NÃO PEDIRAM A EVANS? é ótimo...


Adoroo as obra da Agatha Cristhie...