...

terça-feira, 29 de março de 2011

Parabéns, Salvador!


Salvador faz 462 anos!

Hoje é dia de parabenização pelo aniversário de fundação da nossa (nem sempre) bela cidade.

Vamos a algumas curiosidades sobre a aniversariante:

  • Salvador foi fundada em 29 de Março de 1549 por Tomé de Sousa e sua comitiva. Desde que fundada a cidade de São Salvador já era cidade (nunca foi província) e foi a primeira capital do Brasil.
  • Salvador possui, hoje, mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a 3ª mais populosa do Brasil e 8ª da América Latina;
  • A capital da Bahia, que já foi chamada de Bahia também, é o 3º destino turístico mais procurado no Brasil.
  • Antes de sua fundação, em 1549, a região de Salvador já era habitada desde o naufrágio de um navio francês, em 1510, que trazia Diogo Álvares, o famoso Caramuru, na sua tripulação.
  • Em 1536, a região recebeu um donatário, Francisco Pereira Coutinho, que recebeu a capitania hereditário de El-Rei Dom João III. Desta feita, fundou o "Arraial do Pereira", nas imediações onde hoje é a Ladeira da Barra. Os índios não gostavam de Pereira Coutinho por causa de sua crueldade e arrogância. Por isso, seu fim foi ser servido de banquete numa festa antropofágica (ui).
Por hoje é só.
Apesar dos pesares (depois eu tecerei minhas críticas sobre a cidade), não posso deixar de registrar a minha admiração pela beleza natural da cidade (fantástica), pela cultura tão miscigenada e interessante e pela simpatia da população soteropolitana.
É isso: hoje deixo só os elogios.

Parabéns, Ssa!

Fonte: Wikipédia

***

Nenhum comentário: