...

quinta-feira, 31 de março de 2011

With or without you


Já falei antes? Repito: AMO o U2. E um pedaço de mim está dolorido por não poder ir aos shows aqui no Brasil.

Uma das minhas músicas prediletas é "With or without you". Ela sempre causou aquela sensação de... "o que ele quer dizer com isso"? E a música segue belíssima... encaixando-se às mil formas de interpretação. E isso é uma das belezas na poesia e música... cada pessoa interpreta de acordo com o seu sentimento e suas experiências...

Mas a curiosidade continuou e hoje eu li na internet uma suposta explicação do próprio Bono Vox. Fiquei surpresa com o contexto de criação da música... Mas ainda a admiro mais agora.

Transcrevo pra quem interessar possa:

"Bono: A letra é puro tormento. Naquela altura, havia uma espécie de colisão na minha cabeça entre o ser fiel à prórpia arte ou o ser fiel à minha companheira. E se os dois forem incompatíveis? O nosso dom versus a responsabilidade doméstica? Fui desde sempre o tipo de pessoa que se acomoda às situações, um viajante, um remendeiro por natureza. Gostava de vaguear de um lado para o outro e sentia-me feliz assim. Mas agora tenho uma pessoa, que eu amo mais do que a própria vida, mas interrogo-me se o motivo pelo qual não escrevo não será por me ter tornado um animal domesticado. Será que me deixei domesticar? Se conhecer alguém e quiser ir com essa pessoa, para descobrir como é o seu mundo, não posso, porque sou casado. Nem se trata de infidelidade sexual, lembro-me apenas de pensar: "será isto a vida de um artista? Vou ter filhos e assentar e traír o meu dom ou vou traír o meu casamento?" Foi um tempo de muita confusão na minha cabeça. Tinha conhecido umas quantas pessoas ao longo da minha vida que, para não lhe chamar outra coisa, se tinham aproveitado da minha ingenuidade e percebi que sabia muito pouco sobre este mundo. Agora parecia-me que ia passar a saber muito menos. Pode-se aprender política, cultura, mas também é preciso evoluir a nível emocional. Em muitos aspectos, penso que não tinha evoluido e, por isso, sentia uma tamanha incerteza. Havia em mim duas pessoas:a responsável, protectora e leal e a vagabunda e preguiçosa que só quer fugir às responsabilidades. Pensei que esta tensão me ia destruir, mas na verdade, eu sou mesmo assim. Afinal é esta tensão que faz de mim um artista. É no meio da contradição que se deve estar. E era lá que eu estava. Leal, mas na minha imaginação cheio de vontade de viajar. Um coração para conhecer Deus, e uma cabeça para conhecer o mundo, uma estrela de rock que gosta de perder as estribeiras e um pecador que sabe que precisa de se arrepender. Tudo andava em turbilhão na minha cabeça, mas, naquela altura, não percebi as coisas com esta clareza.

(...)


Bono: Por isso, aquela canção é sobre o tormento, tanto sexual como psicológico, sobre como reprimir os desejos os torna mais fortes. A frase mais importante é, provavelmente: "And you give your self away". A pessoa dá um abanão nas coisas e a tensão mental desaparece completamente e, então, podemos respirar de alívio. É isto qie significa "entregar-se" no aspecto musical."

Fiquem com a música:

"See the stone set in your eyes
See the thorn twist in your side
I wait for you

Sleight of hand and twist of fate
On a bed of nails she makes me wait
And I wait without you

With or without you
With or without you

Through the storm we reach the shore
You gave it all but I want more
And I'm waiting for you

With or without you
With or without you
I can't live
With or without you

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

My hands are tied, my body bruised
She got me with
Nothing to win and
Nothing left to lose

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

With or without you
With or without you
I can't live
With or without you

With or without you
With or without you
I can't live
With or without you
With or without you

Ooooooooo
Ooooooooo
Ooooooooo

With or without you
With or without you
I can't live
With or without you
With or without you

Uuuu
Uuuu"

(With or without you- Adam Clayton / Bono Vox / Larry Mullen Jr. / The Edge)

***

Nenhum comentário: