...

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Testemunha ocular do Crime- Agatha Chistie




Testemunha ocular do crime
Autora: Agatha Christie
Título original: 4.50 from Paddington
Editora: LPM

Sinopse da LPM:

“Após um dia de compras em Londres, Elspeth McGillicuddy pega um trem para o interior da Inglaterra, onde deve se encontrar com a amiga Jane Marple. Instalada na primeira classe, ela observa a paisagem, até que outro trem passa no mesmo sentido e, por um instante, as janelas do vagão se alinham. Ela vislumbra a imagem de um homem estrangulando uma mulher. Na estação, ninguém acredita em Elspeth, e nenhum cadáver é encontrado. Mas Miss Marple não se dissuade fácil. Para investigar esse mistério, ela contará com o auxílio do seu sobrinho-neto David e de Lucy Eyelesbarrow, uma carismática personagem que faz neste romance sua única e marcante aparição.”

Uma amiga da velhinha assiste a um assassinato em um trem e, a partir de então, as surpresas não param de suceder. Primeiro, nenhum corpo é encontrado. Mas, isso, Miss Marple “resolve” com facilidade. Assassinato finalmente comprovado, resta agora descobrir a identidade da vítima, o motivo e o assassino.

A história consegue ficar muito mais empolgante a partir desse momento, quando, com a ajuda da astuta Lucy Eyelesbarrow, Miss Marple desvenda uma teia de acontecimentos subseqüentes.

É como disse a crítica do New York Times: “Uma história de detetive perfeita. Não há um só momento entediante.”

Só não me agradou muito o final. Talvez por que foi surpreendente demais!
Mas a leitura é mais que recomendada!


***

Um comentário:

Ramon Pinillos Prates disse...

Nunca li nada de Agatha Christie, quem sabe um dia. Vou anotar essa dica.